segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Método de Hill-Huntington


Edward V. Huntington nasceu em 26 de Abril de 1874 e faleceu a 25 de Novembro de 1952.
Era professor norte-americano de Mecânica e Matemática em Havard.
Huntington propôs um método de nomear representantes para o Congresso dos EUA, este foi publicado como "Edward V Huntington, Métodos de Distribuição no Congresso. Uma pesquisa de métodos de repartição no Congresso documento Senado. Nenhum. 304, 76 º Congresso, Terceira sessão. Estados Unidos Government Printing Office, Washington, 1940". O método foi adotado em 1941 e ainda é usado.


Algoritmo:

1.º passo: calcula-se o divisor standard.

2.º passo: calcula-se a quota standard a distribuir a cada interveniente.

3.º passo: aplica-se a regra de Hill-Huntington:

a)     * Se a quota é um numero inteiro, atribui-se ai interveniente essa quota.

b)     * Se a quota é um numero não inteiro, calcula-se H:

 , sendo L o maior inteiro contido na quota, ou seja, a quota mínima.


c)     *  Se H é o menor que a quota, atribui-se a quota máxima, se H é a maior que a quota, atribui-se a quota mínima.

d)    * Se o divisor standard não permitir o numero de mandatos previstos pelo processo, determina-se, por tentativa de erro, um divisor modificado até que seja possível atribuir o numero exato de mandatos.

Ficheiro EXCEL

Método de Webster


Daniel Webster (18 de janeiro, 1782 - 24 de outubro de 1852) foi um líder americano estadista e senador de Massachusetts durante o período que antecedeu a Guerra Civil .
Juntamente com Adams, em 1832, o senador Daniel Webster apresentava o seu método. Este método foi adotado em 1842 e permaneceu durante 10 anos, voltando a ser utilizado entre 1901 e 1941.




Algoritmo:

1.º passo: calcular o divisor standard.

2.º passo: calcular a cota standard de cada lista e atribuir a cada lista a quota arredondada pela regra dos arredondamentos.

3.º passo: se a soma das quotas atribuídas for igual ao número de mandatos, a eleição esta feita; caso contrário, procura-se, por tentativa e erro, um divisor modificado de modo que as quotas modificadas arredondadas pela regra dos arredondamentos totalizem o número de lugares a serem distribuídos.

Ficheiro EXCEL

Método de Adams


John Quincy Adams (Braintree, 11 de julho de 1767 – Washington, D.C., 23 de fevereiro de 1848), foi um advogado e político norte-americano. Foi também o  6.º Presidente dos Estados Unidos governando de 1825 a 1829. Sendo autodidata, tinha excelentes conhecimentos em História e Matemática. No ano em que foi aprovado o método de Hamilton, John Quincy Adams apresentava o seu método.
O Método de Adams é idêntico ao Método de Jefferson mas utiliza quotas superiores.


Algoritmo:

1.º passo:  calcular o divisor standard.

2.º passo: calcular a quota de cada lista e atribuir a cada lista a quota máxima.

3.º passo: se a soma da quota máxima for igual ao numero de lugares, a eleição está concluída; caso contrário procura-se, por tentativa e erro, um divisor modificado de modo que as quotas modificadas arredondadas por excesso (para o numero inteiro mais próximo) somem o número exato de lugares a serem distribuídos.

Ficheiro EXCEL

Método de Jefferson


Thomas Jefferson nasceu a 13 de Abril de 1743 e faleceu a 4 de Julho de 1826. Foi o terceiro presidente dos Estados Unidos da América e autor da Declaração de Independência dos E.U.A.
Devido ao veto presidencial, em 1791, a Câmara dos Representantes adotou o método de Jefferson, que permaneceu até 1832. Thomas Jefferson, na altura secretário de estado de George Washington, propôs um método que contornava os erros de Hamilton.



Algoritmo:

1.º passo: calcula-se o divisor standard.

2.º passo: calcular a cota standard de cada lista e atribuir a cada lista a quota mínima (parte inteira de quota standard).

3.º passo: se a soma das cotas mínimas for igual ao número de lugares a eleger, a eleição esta concluída; caso contrário, procura-se, por tentativa e erro, um divisor modificado, de modo que a soma das partes inteiras das quotas modificadas seja igual ao número de lugares a serem distribuídos.

Ficheiro EXCEL

Método de Hamilton


Alexander Hamilton nasceu a11 de Janeiro de 1755 ou 1757 em Nevis e faleceu a 12 de Julho de 1804 em Nova Iorque , foi o 1º Secretário do Tesouro dos Estados Unidos da América e ajudante do então presidente George Washington, tendo fundado nesse período o Banco Nacional, que teve influência no desenvolvimento das bases do capitalismo americano. Morreu em 1804 num duelo com o então vice-presidente Aaron Burr. O seu método foi aprovado em 1791, logo após o censo de 1790, mas foi vetado pelo presidente Washington (1º veto presidencial da história dos EUA). Posteriormente, em 1852, foi aprovado pelo Congresso e manteve-se em vigor até 1901.O método de Hamilton foi um dos primeiros métodos apresentados nos EUA.

Algoritmo:

1.º passo: calcula-se o divisou standard , que é igual ao quociente entre o numero de eleitores e o numero de lugares a distribuir.

2.º passo: calcula-se a cota standard de cada lista, ou seja, o quociente das votações obtidas por cada lista pelo divisor standard.

3.º passo: atribui-se a casa lista um numero de lugares igual a quota mínima (correspondente à parte inteira da quota).

4.º passo: atribuem-se os lugares sobrantes ás listas com quota maior parte decimal.

Ficheiro EXCEL

Método de Saint-Lague


Método de Saint-Lague:

Este método é semelhante ao método de Hondt, diferindo apenas nos divisores. Enquanto no método de Hondt se divide por 1, 2, 3, …, no método de Saint – Laguë divide-se por 1, 3, 5, … ou seja por números ímpares. Ao contrário do método de Hondt, o método de Saint – Laguë favorece os partidos mais pequenos, pois ao aumentar o valor do divisor faz com que os quocientes sejam mais pequenos e, assim, dá a oportunidade a que alguns partidos menos votados consigam eleger um mandato.

Algoritmo:

1.º passo: considera-se “p” o numero de pessoas a eleger.

2.º passo: apuram-se os votos obtidos por casa lista.

3.º passo: dividem-se os votos de cada lista sucessivamente por 1, 3, 5, … , 2p – 1.

4.º passo: ordenam-se os quocientes por ordem decrescente.

5.º passo: escolhem-se as pessoas seleccionadas os p maiores quocientes.

6.º passo: em caso de empate para a escolha do(s) ultimo(s), escolhe-se o(s) que tiver(em) menos numero de votos.

Ficheiro EXCEL

domingo, 11 de novembro de 2012

Método Hondt

Victor D'Hondt nasceu a 20 de Novembro de 1841 em Ghent e faleceu a 30 de Maio de 1901 em Ghent, foi um jurista e professor de Direito Civil e de Direito Fiscal na Universidade de Ghent, que se notabilizou, em 1878, com a publicação de um método proporcional de distribuição de mandatos em órgãos colegiais, hoje conhecido como o método D'Hondt.
Na Bélgica este sistema foi aplicado pela primeira vez nas eleições parlamentares de 1900. Este método é usado em Portugal nas eleições autárquicas, nas eleições legislativas, nacionais e regionais e para o parlamento europeu.

Algoritmo:

1.º passo: Considere-se “p” o numero de pessoas a eleger.

2.º passo: apuram-se os votos obtidos por cada lista.
3.º passo: dividem-se os votos de cada lista sucessivamente por 1, 2, 3, … , p.

4.º passo: ordenam-se os quocientes obtidos por ordem decrescente.

5.º passo: escolhem-se as pessoas seleccionadas os p maiores quocientes.

6.º passo: em casa do empate para a escolha do(s) ultimo(s), escolhe-se o(s) que tiver(em) menos numero de votos.

Sistema de escrutínio maioritário de duas voltas.

O sistema utilizado para eleger o Presidente da República, é o sistema maioritário.
Exige-se, no entanto, maioria absoluta, prevendo-se a realização de uma segunda volta entre os dois candidatos mais votados no caso deles não obterem maioria absoluta na primeira volta. É o chamado sistema de escrutínio maioritário de duas voltas.

Algoritmo:

1.º passo: será eleito o candidato que obtive mais de metade dos votos validamente expressos, não se considerando como tal os votos em branco e os votos nulos.

2.º passo: se nenhum dos candidatos obtiver esse numero de votos, proceder-se-á a segundo sufrágio.

3.º passo: ao segundo sufrágio concorrerão apenas os dois candidatos mais votados que não tenham retirado a sua candidatura.

Percentagens

Vê a apresentação e reforça os teus conhecimentos sobre as percentagens.

Apresentação